Reino Unido está pagando para estrangeiros deixarem o país

Segundo o jornal The Guardian, mais de 600 brasileiros, incluindo 109 crianças, foram deportados em voos secretos entre agosto e setembro de 2024, sendo a maioria por meio deste programa.

O Guardian destacou ainda que as crianças deportadas faziam parte de famílias e muitas estavam matriculadas em escolas, tendo vivido boa parte ou toda a vida no Reino Unido.

Ana Claudia Morais, de São Simão (GO) trabalhava como faxineira em Londres desde 2021 e foi tentar a vida fora para conseguir dinheiro e construir uma casa no Brasil.

Ela soube por meio de um centro de apoio a brasileiros em Londres sobre a possibilidade de aderir ao programa de retorno voluntário, que oferecia passagem aérea e assistência financeira.

"Foram três anos mandando o dinheiro para a obra e eu tinha como meta que, assim que acabasse, eu voltaria. Eu tenho dois filhos que ficaram no Brasil", disse.

Ao contrário do que Ana Claudia imaginava, os brasileiros que aderiram ao retorno voluntário não foram reunidos em voos exclusivos; eles foram enviados individualmente em voos comerciais.

LIKE SAVE SHARE

Follow for more