A Família Real que descende dos Vikings

Gormo, o Velho, foi governante da Dinamarca, reinando de cerca de 936 d.C. até sua morte, provavelmente, em 959 d.C.

Gormo, o Velho, governou a partir de Jelling, onde seu filho Haroldo Dente-Azul mais tarde ergueria dois celeiros e uma igreja, em homenagem à transição da Dinamarca para o Cristianismo.

Haroldo conquistou a Noruega e a Dinamarca, marcando o fim do panteão norueguês na Dinamarca. Para comemorar a ocasião, ele mandou inscrever uma grande pedra runa em memória ao seu pai em Jelling.

A runa em si é considerada a certidão de batismo do país. Ela aparece até nos passaportes dinamarqueses. Hoje, os Monumentos de Jelling são considerados os melhores monumentos da Era Viking.

De fato, a realeza dinamarquesa de hoje é um elo com esses primeiros reis vikings, cujo reinado mais tarde se estendeu a partes do sul da Suécia, Noruega, Groenlândia, Ilhas Faroé, Shetland, Orkney e partes da Inglaterra.

Em 1397, a monarquia dinamarquesa juntou-se à União de Kalmar, o que reuniu os reinos da Noruega, Suécia e Dinamarca sob uma única monarquia.

Esta união escandinava durou até uma rebelião sueca feita por Gustavo I de Vasa em 1523. Ao mesmo tempo, a Noruega tornou-se uma província dinamarquesa.

LIKE SAVE SHARE

Follow for more