Fascinantes e perigosas: Falésias que se destacam no Brasil
Antes de mostrar as belas falésias brasileiras, vamos relembrar acidentes que revelam o quanto é necessário ter cuidado nesses paredões do litoral. Em janeiro de 2024, uma turista de Roraima morreu após cair numa falésia na praia de Pipa, em Tibau do Sul (RN). Ela estava num quadriciclo.
Outros acidentes fatais já aconteceram nas falésias de Pipa envolvendo quadriciclos. Em novembro de 2022, um turista do Rio de Janeiro morreu após cair de um quadriciclo no local conhecido como Chapadão.
Em novembro de 2021, um turista de 19 anos sofreu um acidente ao cair de uma altura de 30 metros no Chapadão. Ele teve fraturas no fêmur e na coluna e precisou passar por cirurgia.
Já em setembro de 2020, uma turista grávida e seu namorado perderam o controle do quadriciclo e caíram do Chapadão. Ambos foram resgatados conscientes.
Apesar de um histórico de acidentes, as falésias são lugares de incrível beleza que, se houver cuidado na visitação, podem se tornar um passeio prazeroso e inesquecível.
As falésias são acidentes geográficos que consistem em paredes rochosas íngremes ou verticais que se estendem até o mar. Elas são formadas pela ação erosiva das ondas e marés, que desgastam as rochas ao longo do tempo.
As falésias podem ser encontradas em todos os continentes, mas são mais comuns em regiões com climas tropicais e subtropicais, onde as ondas são mais fortes e as marés mais altas.