A origem das tradições de Natal mais populares ao redor do mundo
As primeiras árvores de Natal foram encontradas na Alemanha. As árvores perenes sempre tiveram um significado especial ao longo da história, mas os devotos cristãos alemães foram os primeiros a decorarem as árvores em suas casas.
O Papai Noel como o conhecemos hoje foi inspirado por um dos primeiros santos cristãos chamado São Nicolau. São Nicolau era conhecido por ser extremamente generoso e um lendário doador de presentes nas histórias cristãs.
A celebração em homenagem a São Nicolau ocorre em 6 de dezembro e sua lenda se envolveu com o Natal e o espírito de generosidade.
Em muitos países, as crianças deixam um presente para o Papai Noel, e talvez uma cenoura para Rudolph (a rena do nariz vermelho). Essa tradição remonta à mitologia nórdica.
Parece que o biscoito de gengibre (gingerbread) é mesmo um clássico... As primeiras receitas conhecidas remontam à Grécia Antiga! Mas a iguaria em forma de bonecos de gengibre é uma tradição mais recente. A Rainha Elizabeth I leva o crédito dessa invenção.
No século XV, a Rainha Elizabeth I teve a ideia de fazer biscoitos de gengibre no formato de seus cortesãos e dignitários importantes. Esta é a primeira referência histórica aos bonecos de gengibre.
As luzes da árvore de Natal são o que a tornam realmente especial. Antes da invenção da eletricidade, as árvores natalinas eram decoradas com velas! Um pouco tenso, hein? Imagina o risco de incêndio?