A operação secreta da CIA que usava crianças em experimentos
No contexto da Guerra Fria, utilizavam-se drogas alucinógenas com o propósito de criar técnicas e medicamentos eficazes para controle mental e lavagem cerebral.
O auge das práticas mais extremas do MK-Ultra ocorreu no Canadá, sob a liderança de um dos psiquiatras mais renomados do mundo, na época, o escocês-americano Donald Ewen Cameron (1901-1967).
Agora, o caso está sob investigação. Segundo relatou o Citynews, um grupo de mulheres indígenas, popularmente conhecido como Mães Mohawk, acredita que crianças indígenas e não indígenas podem estar enterradas nos terrenos do antigo Hospital Royal Victoria e do Instituto Psiquiátrico Allan Memorial, em Montreal, Quebec.
O local, hoje, faz parte do projeto de expansão do campus da Universidade McGill, que afirma não haver evidências de sepulturas não identificadas.
Há dois anos, as Mães Mohawk travam uma disputa legal na justiça canadense na tentativa de adiar o início das obras planejadas.
Elas buscam garantir que uma investigação seja realizada antes do início da construção do novo campus, pois isso poderia dificultar ainda mais a obtenção de respostas sobre as pessoas desaparecidas na época.
Depois que perderam no Tribunal de Recursos, em outubro de 2024, elas decidiram encaminhar o caso à Suprema Corte do Canadá, a instância judicial mais elevada do país.