Cientistas descobrem ouro crescendo em árvores na Austrália; entenda

Os pesquisadores revelaram que certas árvores de eucalipto, na região de Kalgoorlie, têm a capacidade de absorver partículas microscópicas de ouro do solo por meio de suas raízes.

Isso, na prática, significa uma nova perspectiva de exploração mineral, sendo as árvores aliadas importantes na busca por depósitos de ouro e outros minerais.

Além disso, a própria "anatomia" desses tipos de árvores de eucalipto favorecem o mecanismo de absorção de ouro, revelando uma incrível adaptação da espécie a ambientes ricos em minerais.

No caso específico, as raízes - com capacidade de penetrar o solo a profundidades superiores a 30 metros - funcionam como "bombas hidráulicas", extraindo água contendo partículas de ouro.

Uma vez absorvido nas raízes profundas, o ouro é transportado para as folhas e os galhos. Assim, as árvores "limpam" o mineral através de transformações químicas, retirando o potencial toxicidade do ouro, antes de liberá-lo no solo.

Isso porque a presença de ouro nas folhas dos eucaliptos pode ser um indicador natural para a detecção de depósitos minerais a dezenas de metros de profundidade.

Através desta tecnologia foi possível visualizar detalhadamente as micropartículas do ouro - aproximadamente um quinto do diâmetro de um fio de cabelo humano.

LIKE SAVE SHARE

Follow for more