Especialistas elegem os melhores chocolates no mercado brasileiro

Recentemente, a coluna "Paladar", do jornal "O Estado de São Paulo", testou e montou um ranking com 9 marcas de chocolates - nacionais e importadas - que estão disponíveis no mercado brasileiro.

Na degustaçao às cegas, para fins de padronização, o teste foi apenas com barras de chocolate puro ao leite. Opções de chocolates recheados, crocantes ou com outros complementos não foram para a mesa dos jurados.

E levaram em conta o aspecto visual, aroma, textura e sabor. O objetivo era avaliar se procede a reclamação dos consumidores de cada vez menos massa de cacau na composição, e maior índice de gordura e aromatizantes industriais.

Para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o produto é classificado como chocolate com, no mínimo, 25% de cacau na receita. Se não, deve ser enquadrado como "achocolatado".

O chocolate "Arcor" ficou em último lugar para os jurados, pois tem "excesso de gordura ruim". O aroma foi classificado com artificial, a textura arenosa, doçura em excesso e leve toque de cacau.

A oitava posição é do chocolate "Garoto". Para os jurados, o "chocolate não pareceu ter um bom teor de cacau, um pouco menos doce que a média, mas perdeu pontos pelo sabor, muito artificial, e pelo retrogosto metálico".

O chocolate "Hershey's" ficou na sétima colocação, pois, para os jurados, tem um "aspecto opaco e textura porosa, que não derrete bem na boca". Além disso, "aroma sem graça, artificial e com notas de fumaça, e excesso de açúcar".

LIKE SAVE SHARE

Follow for more